sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Resposta do Breno pra mim, e minha replica pra ele

Em reposta ao meu post, Breno atendeu meu pedido e respondeu sobre o petróleo em 22/11:

Ai, eu mereço ouvir isso.... Eu mereço!!! Um cara que lei a notícia deque a bolsa caiu três dias e leu essa justificativa em um jornal!!!

1. Mando, em anexo, uma figura com o gráfico do petróleo, do SP500 edo Bovespa. Como pode ser notado, a alta do petróleo foi, realmente,um fator de muita preocupação!!!! Peço, então, para que meu amigoGabriel procure todas as vezes que a bolsa caiu um pouquinho forte emum dia e o petróleo estava perto de new highs. Faça, por favor, umresearch do que as porras dos jornais falaram! Acho que já me fizentender!!

2. Eu não sei se o petróleo é um problema ou não! Só sei que vi ummonte de gente argumentar como se fosse um neném e tive que provocar.Se confiam no que dizem, comprem a porra do petróleo e ganhemdinheiro.

3. Só sei que, se essa porra vai realmente acabar, porque a EXOM quevale 500 bilhões de dólares não está pegando 1% do eu Market Cap ecomprando toda a indústria de álcool no Brasil. Só sei que um analistanosso foi à uma palestra de um árabe. Quando lhe perguntaram sobre oque ela achava do fim do business de resinas plásticas devido aescassez de petróleo, ELE RIU!

Enfim, eu não tenho opinião sobre isso, só sei que é meio complicadoAFIRMAR sobre um assunto, cujas estatísticas, na melhor da hipóteses,são uma caixa-preta. Então fi, leia o jornal e sempre tome suasdecisões baseadas nele, principalmente no que diz respeito à bolsa. Enão se esqueça de comprar petróleo a US$100 dólares

Em réplica ao Breno, respondi em 23/11:

Caro Breno, realmente posso ter feito meu embasamento básico em um jornal, mas isso ainda é um argumento melhor do que a risada de um árabe. Mas já que você emitiu uma opinião tão forte como dizer que argumentamos como nenéns mesmo sem ter uma opinião formada sobre isso, e pelo que percebo, sem ter grandes conhecimentos sobre a situação do petróleo no que não se refira ao mercado financeiro, vou agora demonstrar alguns sucintos argumentos dentro dos limites do meu conhecimento a respeito do tema.

1. O principal na notícia em questão é a revisão do PIB americano, demonstrando que a economia real sente os impactos do que ocorrera esse ano no mercado financeiro. Porem, como a história nos ensina, na relação inversa o mercado financeiro reage muito menos ao que ocorre na economia real e muito mais à percepção que os agentes tem do que acontece na economia real. E como se sabe, a história corporativa é recheada de um jogo lúdico quanto às suas crises, na qual eu poderia citar uma lista de pelo menos dez empresas que formaram ou formam o SP500, que forneceram dados ou informações enganosas a respeito da sua situação física, e/ou financeira, sendo o caso da Eron um dois mais recentes, sendo inclusive esta empresa do setor energético.

2. Sendo assim, respeito seu conhecimento a respeito da bolsa e concordo que ela não é um indicador fidedigno da situação real do petróleo, mas nem poderia ser, pois ela é sim, um indicador fidedigno da percepção dos agentes a respeito do petróleo. E nisso está uma das problemáticas do petróleo, o jogo político dentro do setor visa manter tais percepções como positivas. Logo, torna-se clara a resposta para a sua pergunta: “Só sei que, se essa porra vai realmente acabar, porque a EXOM quevale 500 bilhões de dólares não está pegando 1% do eu Market Cap ecomprando toda a indústria de álcool no Brasil?”. Resposta: Por que este seria um indicador óbvio para o mercado de que o petróleo é um problema! Alem disso, grande parte da estrutura da industria de álcool do Brasil está ligada ao Estado, o que torna o investimento institucionalmente arriscado e até mesmo legalmente inviável. Porem, ainda assim, existem claras suspeitas de que estas empresas estão utilizando de empresários laranjas na compra de usinas alcoleiras e outros ramos da industria do álcool.

3. Por fim, o seu pedido para que compremos o petróleo e ganhemos dinheiro, corrobora com a lógica que acabei de apresentar, pois esta é uma das razões da alta do petróleo, que é a inflação de demanda!! Embora esta não seja o componente único. E quanto à suposta caixa-preta, realmente existem informações das quais não dispomos, mas todas as que dispomos apontam para a escassez de petróleo, embora a escassez de dados não permita precisar o quanto. No entanto, se tivermos que adotar uma visão racional sobre o tema, e observarmos os dados publicamente disponíveis, como a demanda pelo recurso fóssil e os estudos geofísicos a respeito da existência física deste ativo, podemos sim afirmar que existe uma tendência clara e constante quanto à escassez desse importante componente da economia global. E não se preocupe, eu leio mais coisas alem dos jornais, como por exemplo, os autores clássicos que apontam o período em que vivemos como de uma possível crise energética.

Abraço a todos, Gabriel Leão

Um comentário:

Kenneth Correa disse...

breno, obrigado por trazer discussões relevantes ao grupo.

gabriel, excelente argumentação