segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Estratégia do Grupo

Filosofando depois da meia noite, me dediquei a observár estrategicamente nosso grupo de discussão ainda mal denominado. Dessa forma sistematizei alguns aspectos que acho importante compartilhar com todos:
O grupo, ao que tem se demonstrado, tem um foco comum: mudar o mudo para melhor; sendo assim esta será a premissa da qual partimos. Por “melhor” entende-se: minimização da violência humana contra todo e qualquer ser vivo, incluindo a biosfera como um todo, e entendendo por violência ações físicas, ou psicológicas de ordem direta ou indireta. Embora tenha tal premissa não fora estabelecido solidamente nenhum objetivo tático, o que neste momento não é um problema, uma vez que estejamos nos dedicando às tempestades cerebrais.
Dentre as possibilidades de ações táticas apresentadas temos:
· I – Explanações para acadêmicos e futuros profissionais de diversas áreas sobre aspectos da realidade pouco captados pela maior parte da população – encabeçada pelo porquinho Napoleão, mais conhecido como Kenneth;
· II – Ações lúdicas, em especifico a arte mágica do Ricardo – proposto por ele próprio que por sinal é o único que pode executa-las;
· III – Explanação via artigos e pesquisas para que se atinja o publico mais intelectualizado e formador de opinião – feita pelo dissidente Gabriel, esse que vos fala.
· IV – Influencia sobre homens do poder, ou mesmo conquista do poder político para que as mudanças comecem a ocorrer por cima das instituições vigentes – defendida por todos, ou quase todos;
Todas aparentam ser muito boas, embora cada qual possua seus problemas operacionais. No entanto, defendo que em primeiro lugar devemos colocar nossos planos no espaço e no tempo, de modo que se torne claro onde estamos, e aonde devemos ir. Para isso devemos ter claro o que no mundo deve realmente ser mudado, e qual o prazo para cada mudança. Em outros termos devemos construir um banco de dados sobre tudo que é levantado por nós nas reuniões, e embora pareça uma tarefa difícil, creio que realmente não a seja.
Para tanto seria suficiente que, alem das postagens regulares no blog, façamos uma pasta cada um em seu computador de todo material virtual que cada qual possui sobre os principais temas debatidos, alem de todo material real (livros, imagens, etc...), por exemplo:
1. Meio Ambiente;
2. Guerras;
3. Economia;
4. Egoísmo Humano;
5. Política, entre outros...
Obviamente haverá temas que se cruzam, não só dentro do arquivo de cada um como também entre os vários integrantes do grupo, logo, define-se assim a segunda etapa do processo: Organização de tal material. Dessa maneira, acredito que estaremos cortando uma serie de desperdícios de energia e ações duplicadas, ou seja, pessoas que estão pesando e/ou fazendo as mesmas coisas, sem saberem que podem cooperar umas com as outras; Alem do que, cria-se dessa maneira um forte subsídio para as ações das palestras e dos artigos, que foram propostas pelo Kenny, pelo Ricardo e por mim respectivamente. Agindo dessa forma também poderá ser mantido o brain storm atual, uma vez que o trabalho mais pragmático será realizado individualmente ou em grupos menores.
Feito tudo isso, teremos uma visão mais clara (mas provavelmente ainda nebulosa) de onde estamos e o que devemos fazer por esse lugar chamado Terra. Inclusive clareando discussões como a do Kenny e do Renato sobre frear ou não o carro ostensivamente por aí e tal... Feito isso poderemos nos dedicar a traçar as micro-estratégias que comporão nossa estratégia maior, definindo inclusive um papel mais especifico para cada um no grupo de acordo com suas habilidades.
Para aqueles que tem algo a discordar ou acrescentar por favor manifestem-se, e aqueles que concordam mãos a obra!! Amanhã na reunião será bom se todos tiverem uma opinião formada e CLARA sobre isso, de maneira a evoluirmos o assunto, quanto ao formato das reuniões, penso que caminhamos para o sistema de palestras ou de ordenamento das falas, mas podemos esclarecer melhor esse assunto amanhã.
Meu abraço a todos, Gabriel Leão

3 comentários:

Lau M. disse...

banco de dados? mal conseigo chegar perto do pc sem correr o risco de meu irmão me morder! hehehe
mas a idéia é boa!!e também acho q vai acabar indo pra esses lados

Luiza disse...

Gabriel, você escreve muito bem, parabéns!
Um resumo muito interessante do que o grupo está se propondo a fazer, principalmente a parte das ações táticas. Acho que a criação do blog foi um passo importante, pois a partir da hora em que as ações começam a ser escritas é que realmente se constroem as fundações do grupo.

Unknown disse...

Gostei muito do Blog, li inteiro, e desejo boa sorte.

Quando estava terminando de ler, para minha surpresa, apareceu um post sobre meu livro. Valeu.