terça-feira, 4 de setembro de 2007

Mecânica da coisa

Quero saber o que vocês pensam sobre o número de participantes, deve existir uma limitação? Seria melhor comentar com os demais algo sobre a pessoa que pretende convidar, dizendo por que seria interessante chamá-la, ou chamar sem preocupações e depois conversar sobre a pessoa vendo em que ela contribuiu, sendo legal, ou não, convidá-la para as próximas??
Estou perguntando um monte de coisa, até por que senti que teremos problemas logo, com falta de cadeira, além do problema prático com dispersão do assunto proposto, ontem vi bastante disso... Sei que é legal, mas as vezes complica pois se estende muito abrindo espaço pra outros assuntos ainda mais distantes!
Sobre as palestras destinadas aos alunos de pedagogia, nem conseguimos desenvolver muito...
É complicado sugerir regras, até por que podemos excluir uma pessoa que pode contribuir muito, mas no dia estava com caganeira e ficou quieto no dia! Mas temos que ver, pelo menos conversar um pouco e ver o que cada um acha, afinal, estamos aqui pra pensar!
Abraços!

3 comentários:

Anônimo disse...

Respondendo essas quest�es:

Eu penso que n�o devemos limitar o n�mero de participantes, j� que o nosso obejtivo � disseminar o que a gente pensa. Mas temos esse problema de espa�o...teremos que encontrar um outro lugar em breve.

Acho que � legal que antes de convidar algu�m os outros participantes, se poss�vel, sejam consultados por email. Tipo, logo eu mandarei um email com uma pr�via das pessoas que eu tenho interesse em chamar. Interesse � a palavra. As pessoas convidadas vem pq elas tem interesse e a gente tem interesse que elas participem. N�o � mau demonstrar isso por um email e os participantes avaliarem se � interessante ou n�o, creio.

Eu acho que a reflex�o em grupo sobre a pessoa que compareceu a primeira vez � muito relevante, porque querendo ou n�o, teremos que fazer um filtro agora e sen�o mais pra frente. O filtro deve existir porque sabemos que pessoas pensando parecido ou com o mesmo ideal conseguem ir atr�s de um mesmo objetivo e alcan�-lo com mais efici�ncia do que pessoas com id�ias diferentes. Eu me preocupo que o grupo possa tomar um car�ter heterog�neo.

Acho tamb�m relevante a preocupa�o em voltar ao assunto proposto. N�o � necess�rio proibir assuntos e discuss�es que surgem no meio da conversa, mas � importante voltar ao t�pico. Ontem por exemplo, nem deu tempo de saber mais sobre as palestras motivacionais (conte�do e etc).

O que os outros pensam?
Acredito que seja importante pensarmos nessas solu�es.

Kenneth Correa disse...

Galera, quanto a isto, discutimos a questão de chamar mais pessoas, e inclusive em reunião passada, falamos sobre criar diferentes assuntos, o que importa é o pessoal discutindo. Com mais pessoas a gente vai seguir dois prováveis caminhos: 1) ter que virar palestras, com pautas e palestrantes definidos, e depois abrir para perguntas, ou 2) grupos separados que vão se organizando de acordo com afinidade ou tema.

Independente das duas coisas, tenho experiência com mediação, mas estava querendo evitar esta postura, buscando uma discussão estilo brainstorming, onde todos teriam espaço para expor as idéias. Mas se for de acordo, posso começar a exercer o serviço de mediar quem fala em qual momento, e quem está fugindo do tema (dissidentes!)

E quanto ao lugar, meu pai tem um espaço grande pacas e que não faltam cadeiras, mas fica na Coophamat, no final da Rua Brilhante e início da Bandeirantes!

Lau M. disse...

bom saber que tem espaço, mesmo continuando com o número atual, podíamos ir nesse lugar, assim deixamos a sua mãe livre pra aproveitar o apê durante as segundas!

Brainstorm! é por isso que fica legal!! dependendo, prefiro um grupo mais restrito e com o atual formato!


Mas... Tenho um amigo que se formou em direito, ele faz pós em criminologia, ele mora em Curitiba e só poderia ir nessa próxima segunda, se vocês acharem interessante, podiamos perguntar e discutir sobre a criminalidade, já que ele estuda a fundo e pode responder com algum fundamento!!
Esse meu amigo tem outro amigo, que se formou em jornalismo e que tem algo com antropologia que eu esqueci mesmo. mas diz o meu amigo que ele adora um debate e se estivesse tudo certo, ele convidaria o tal amigo...
o que vocês, ilustríssimos, me dizem?