terça-feira, 4 de setembro de 2007

Novas propostas pedagógicas

Um pouco relacionado ao tema da segunda passada!
Da Folha de São Paulo

Instituições privadas adotam nova proposta pedagógica

Anhembi Morumbi e administração na FGV têm conteúdo interdisciplinar

FERNANDA CALGARO

Ciclos básicos, conteúdo interdisciplinar e alunos de cursos diferentes na mesma classe fazem parte da proposta pedagógica de universidades como USP Leste, UFABC (Universidade Federal do ABC) e o campus da Baixada Santista da Unifesp, que já foram concebidas dessa maneira.
Outras instituições, como a Anhembi Morumbi e a Escola de Administração da Fundação Getulio Vargas, em SP, seguem a tendência e fazem mudanças na sua estrutura pedagógica.
Na Anhembi Morumbi, a divisão do conteúdo será por blocos interdisciplinares, comuns a vários cursos. As carreiras foram agrupadas em escolas, como a de comunicação (que reunirá cinema, jornalismo, produção editorial, publicidade e propaganda e rádio e tv) ou a de negócios (administração e marketing, entre outros).
O setor de saúde terá as maiores mudanças: dos 11 novos cursos para o próximo semestre, cinco são dessa área, como o de medicina. Os laboratórios passarão de 12 para 25, incluindo sete de simulação, em que bonecos dotados de softwares servirão para os alunos treinarem antes de lidar com pacientes de verdade.
A reestruturação deve estar implantada no ano que vem. Para os alunos com dependências em algumas disciplinas, haverá um período de transição no modelo antigo.
"Nosso objetivo é formar profissionais para o mercado de trabalho para daqui a 15, 20 anos, que é quando o recém-formado hoje irá alcançar o seu auge e ainda assim continuará em alta por causa da sua formação mais completa", explica Elizabeth Guedes, pró-reitora acadêmica da universidade.

Ciclos
Com a reformulação do curso de administração da Fundação Getulio Vargas, que teve início neste semestre, o estudante passará por três ciclos de aprendizado, além de conteúdo interdisciplinar. No primeiro deles, irá desenvolver sua capacidade reflexiva, crítica e de comunicação. Na segunda fase, serão trabalhadas as técnicas da administração e, na terceira, a preparação para o mercado.
"A imersão em administração será desde o início, mas não focada somente no conhecimento técnico. O aluno deve estar atento a problemáticas da realidade e saber se relacionar com pessoas e trabalhar em grupo", explica a coordenadora do curso, Marta Ferreira Santos Farah. "Visamos uma formação global do profissional."

NA EUROPA: DECLARAÇÃO DE BOLONHA VÊ ENSINO SUPERIOR COMO ESTRATÉGICO
Em 1999, ministros da Educação de 29 países europeus assinaram a Declaração de Bolonha, que prevê a criação do Espaço Europeu Superior -uma região em que os estudantes terão livre mobilidade no seu curso, currículos unificados e ciclos básicos. O objetivo do documento, mais tarde assinado por outros 11 países, é fortalecer o bloco e aumentar a competitividade por meio da educação superior.

(Consegui acessar na primeira vez sem senha, mas ao tentar de novo pra arrumar o link vi que o prblema era por estar protegido por senha! Daí postei integral)

2 comentários:

Kenneth Correa disse...

o link não funcionou!! manda denovo!!

Anônimo disse...

necessario verificar:)