quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Texto puxado do meu blog antigo, a respeito da liberdade comentada na ultima reunião.





Liberdade pra que? - dizia Lênin. Se mal temos a definição do que seja liberdade, pra que realmente a queremos? Huxley tenebrosamente nos propõe que a liberdade está dentro da nossa psicologia ao contrario do mundo exterior - somos livres quando fazemos o máximo do que conseguimos entender, quando não nos responsabilizamos pelas nossas atitudes mais do que podemos nos responsabilizar - puxando pelo existencialismo de Sartre.
Podemos não estar caminhando precisamente para o mundo de Huxley, mas poucos conseguiram enxergar com tamanha eficácia a lógica que move a raça humana sobre o planeta. Vivemos uma era de otimização - otimizamos nossos recursos animados e inanimados, nossos setores de RH fervilham à luz do século XXI, o quão mais adptada uma pessoa esteja para uma tarefa mais apta a tal, independe do entendimento que o individuo em busca da sua sobrevivencia tenha da questão, tanto da tarefa, quanto da sua sobrevivência .
Talvez a inteligencia cibernetica que criamos para nos ajudar e nos substituir, nos ajude em nossa colocação sobre o planeta. Talvez ela nos forneça ferramentas para que apenas sejamos felizes. Uma vez que nossa tendencia de otimização vise o ápice de felicidade para a menor quantidade de trabalho, que melhor opção teriamos que dormir e ter um sonho bom - a menor quantidade de trabalho na maior quantidade de felicidade. Talvez algumas máquinas possam substituir alguns teóricos da economia da felicidade, alem de alguns engenheiros, alguns cabeleleiros, alguns faxineiros... não existem limites observaveis pela percepção humana.

3 comentários:

Lau M. disse...

Será que a menor quantidade de trabalho vai refletir mesmo em felicidade?? entendo como uma das causas (pequenina causa!) da violência e bandidagem o ócio.

Queria lembrar uma frase dita por minha mãe... era algo do tipo: mente parada é oficina do diabo!

Gabriel Leão disse...

MAs quem disse que as cabeças devem estar vazias? podemos oferecer horas de diversão e alienação sem limites... o que se minimiza é o trabalho produtivo;
Veja o qeu Huxley diz em:
http://www.youtube.com/watch?v=S7_YFKyhQMI

Thibau disse...

Legal o assunto, vou postar alguns videos já já...